Trufas Raffaello

 Chegou aquela altura em que fazemos balanços, olhamos para trás e revivemos os momentos do ano que chega agora ao fim. A sensação que tenho é que passou rápido, muito rápido mesmo. Alguns projectos e ideias a fervilhar na cabeça, alguns postos em prática outros que vão ficando pelo caminho, porque o tempo não dá para tudo. Ainda assim foi um ano razoável.


E a última receita que apresento este ano são estas deliciosas Trufas Raffaello, uma adaptação do bombom Raffaello, que é muito apreciado cá em casa. Não é exactamente igual na textura, mas o sabor, esse está lá e ficam irresistíveis. Procurei receitas semelhantes, mas nenhuma me cativou, ou porque levavam leite condensado, tornando os bombons ainda mais calóricos, ou porque não levavam chocolate branco, pelo que decidi reinventar a minha receita trazendo o ligeiro sabor da baunilha em forma de wafers. Ficou aprovadíssima e é excelente para brindar ao Novo Ano com uma taça de champanhe.

Deixo aqui os votos de um excelente ano 2024 para todos, que este seja um ano de mudança, de esperança, de atitude, em que todos devem ousar, arriscar, celebrar, ir mais além, mas nunca se esqueçam de ser muito felizes!





Ingredientes:
| 200 gr. de chocolate branco (usei Pantagruel)
| 100 gr. (1 dl.) de natas (usei de soja)
| 200 gr. de wafers de baunilha
| 200 gr. de côco ralado 
| avelãs torradas inteiras

Método Tradicional:
Parta o chocolate em pedaços pequenos, coloque numa taça e reserve.
Num processador triture as wafers de baunilha e reserve.
Aqueça as natas, sem as deixar ferver e verta-as sobre o chocolate. Mexa com um fouet até o chocolate estar completamente derretido.
Adicione as wafers trituradas e 150gr. de côco ralado e mexa muito bem até os ingredientes ficarem bem ligados. Reserve o côco restante.
Tape com película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.
Com uma colher de sopa, retire porções de massa e coloque no centro uma avelã. Com as mãos molde pequenas bolas e passe-as de seguida pelo côco ralado.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque as wafers no copo e programe (10seg/vel9). Retire e reserve.
Coloque o chocolate no copo, partido em pedaços, juntamente com as natas e programe (2min/70ºC/vel2).
Adicione as wafers e 150 gr. de côco ralado e programe (1min/vel4). Reserve o côco restante.
Tape com película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.
Com uma colher de sopa, retire porções de massa e coloque no centro uma avelã. Com as mãos molde pequenas bolas e passe-as de seguida pelo côco ralado.









Postagem Anterior Próxima Postagem