Clafoutis de Chocolate Branco com Swirl de Amora

 Esta sobremesa poderia também chamar-se "O Clafoutis que era para ser Brownie". Quando a preparei, idealizei fazer uns brownies de chocolate branco. Mas ainda bem que a consistência ficou mais "tipo pudim", pois resultou num delicioso Clafoutis de Chocolate Branco, ao qual decidi adicionar um swirl de amora.




Recentemente fui desafiado pela Alsa, que me enviou alguns artigos, a criar uma sobremesa. Optei por usar a Mousse de Chocolate Branco, pois aprecio o seu sabor e acho que resulta lindamente nesta receita, tanto no contraste de cores, como de sabores, entre o chocolate e as amoras. O resultado surpreendeu bastante pela positiva.
E como estamos no Natal, e deve-se aproveitar o máximo de tempo em família, estes preparados Alsa são ideais para não perder muito tempo na cozinha e criar uma receita simples e deliciosa.

Alsa já existe no mercado das sobremesas à mais de 30 anos e continua a surpreender, procurando satisfazer o cliente e respondendo a necessidades e exigências cada vez mais diferenciadas, em segmentos como o das mousses, pudins, gelatinas, etc. Alsa é uma marca de referência, quando se pretende dar um final feliz a uma refeição, tal como eu fiz, criando estas estrelas de Clafoutis.




Ingredientes:
| 100 gr. de margarina à temp. ambiente
| 50 gr. de açúcar
| 1 iogurte natural
| 2 ovos
| 40 gr. de farinha
| 1/2 c. (café) de fermento em pó
| 1 c. (chá) de açúcar baunilhado
| 1 emb. de Mousse de Chocolate Branco Alsa

[para o creme de amora]
| 1 iogurte natural
| 100 gr. de amoras (usei silvestres, congeladas)
| 3 c. (sopa) de açúcar em pó)

Método Tradicional:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Bata a manteiga, juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
Adicione o iogurte natural e bata. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Junte a farinha, o fermento, o açúcar baunilhado e a mistura para mousse de chocolate branco Alsa e envolva no creme. Bata mais alguns minutos.

[preparação creme de amora]
Com um garfo, esmague as amoras, adicione o iogurte natural e o açúcar em pó. Envolva e misture muito bem até os ingredientes ficarem bem ligados.

Método Thermomix - Bimby:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a margarina no copo, junte o açúcar e programe (2min/37ºC/vel2).
Adicione o iogurte natural, os ovos, a farinha, o fermento, o açúcar baunilhado e a mistura para mousse de chocolate branco Alsa. Programe (3min/vel4).

[preparação creme de amora]
Com um garfo, esmague as amoras, adicione o iogurte natural e o açúcar em pó. Envolva e misture muito bem até os ingredientes ficarem bem ligados

_____________♣♣♣____________

Verta a massa numa forma, forrada com papel vegetal e alise com uma espátula. Sobre a massa coloque colheradas do creme de amora. Com uma faca desenhe o swirl a gosto.
Leve ao forno a cozer, durante cerca de 30 minutos.






Postagem Anterior Próxima Postagem